segunda-feira, 20 de junho de 2011

Editorial PrecariAcções 1

No dia 5 de Junho muitos de nós suspiramos por ver, finalmente, o PS/Sócrates fora do comando do País. Os 6 anos deste Governo trouxeram-nos aumento do desemprego, redução de salários e cortes nas pensões que conduziram a um retrocesso a nossa qualidade de vida.A derrota do Governo PS foi a demonstração que os eleitores estavam fartos de ser constantemente penalizados pelas sucessivas políticas implementadas por este Governo. Este descontentamento levou à vitória do PSD que irá emparelhar com o CDS para formar um Governo de maioria absoluta, Governo esse que não resolverá os nossos problemas. Os seus intérpretes apoiaram as políticas dos PEC´S do Governo PS/Sócrates e assinaram o acordo com o FMI que resultará em mais precariedade, desemprego e miséria. 
A vitória da direita reflectir-se-à duramente na realidade das nossas vidas e a esquerda esteve aquém das suas possibilidades. O momento exigia uma convergência do PCP e do BE que se pudesse afirmar como uma alternativa governativa para todo o povo farto de apertar o cinto, com o pretexto de pagarmos uma dívida que não nos pertence. O caminho que os senhores do FMI, dóceis representantes da burguesia, nos querem impor tem sido devastador para o povo grego. Hoje a economia grega encontra-se totalmente paralisada, o desemprego cifra-se num valor recorde de 16%, os salários descem, os benefícios sociais são cortados e as empresas públicas vão sendo privatizadas. 
O futuro das nossas vidas será decidido nas ruas. São necessárias novas greves maciças como a do fim do ano 2010 e novas manifestações como o 12 de Março que invadiram as ruas das nossas cidades. Devemos exigir a suspensão da dívida como fez o povo islandês e lutar por uma democracia verdadeira como fazem milhares de activistas acampados em diversas cidades Ibéricas. Exijamos a uma só voz uma alternativa às politicas de austeridade que têm martirizado o povo trabalhador europeu. Todos juntos podemos vencer a troika e os seus aliados nacionais: PS, PSD e CDS!

5 comentários:

  1. Que mau ambiente é este Portugal... nunca foi tão dificil é mentir, mas tambem nao é mais fácil agora!
    O problema disto é que uns queixam do passado e outros dos jovens do futuro, mas na minha opinião continua a ser esta politica capitalista que prefere ganhar mais uns euritos do que criar futuro para os seus colaboradores.
    Fico triste, pois trabalho num call centre, estudei e continuo a estudar e so me vejo como um desempregado daqui a nada com qualificaçoes mas sem sitio para explorar os meus conhecimentos e beneficiar a sociedade em que me encontro.
    Sou explorado, mal pago, sem horarios decentes, sem motivação, sem beneficios e recuso que me digam que temos é que queixar menos e trabalhar pois acreditem que trabalhar 40 horas semanais com folgas alternadas, horarios tristes e problematicos e sem avisos mensais, quando se esta em mestrado pagos por nos e licenciaturas ou familias por sustentar.... o que vivo e vivem os meus colegas é puro sufoco!!

    IBM Braga é o local! Alguém chame TV para assistir a isto (e um call centre com 300 pessoas por piso) e sofremos para sobreviver.

    Escravatura moderna e anónimo pois aqui até o meu direito ao protesto tiraram (despedimentos de colegas por serem sindicalizados ou por expressarem o seu descontentamento)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente também trabalho nessa empresa IBM ou Apple (como quiserem) e a verdade é que tudo o que foi dito pelo colega é verdade e às vezes bem pior!!
    Tenho família, uma filha, e os meus horários não me deixam passar o devido tempo com ela ou planear a minha vidinha pois os horários são vergonhosos (além do salário de 500 euros que recebemos).
    Espero que isto tenha eco e que alguém se mova.

    Abraço de força para todos (em anónimo com medo das represálias).

    ResponderEliminar
  3. Colegas, ficamos contentes pela receptividade do boletim. Agora é importante que entrem em contacto connosco através do nosso e-mail: precariaccoesbraga@gmail.com (Garatimos toda a confidencialidade) para podermos organizar-nos na luta pelos nossos direitos.
    Queremos que mais colegas contribuam para a realização deste boletim para ele poder verdadeiramente expressar os nossos problemas e dar o combate contra a exploração que nos é feita.
    Contactem-nos! Unidos somos mais fortes!

    ResponderEliminar
  4. Li agora o boletim e é verdade que por muitas vezes na IBM Braga aquilo é vergonhoso!
    Quando pedem aos advisores para seguir uma "norma" imposta pelos chefes e não é bem recebida pelos clientes, os advisores ainda ouvem que estão a trabalhar mal.
    O cartoon que tem o chefe com o relogio ta mesmo esplicativo do que se passa na realidade na IBM Braga. Isto é ta um advisor a fazer o trabalho que é pago para fazer. E está alguem por tras a "resmungar" que a chamada ja esta a ser longa.
    Quanto aos horarios antigamente dava para compensar um pequeno atraso ao fim do dia ou a hora do almoço. Todos recebemos um mail a dizer q nao era permitido. Agora pergunto quando a chamada passa da nossa hora de sair quem nos paga o tempo??? Será melhor desligar a chamada a hora e o cliente que se desenrasque!!!

    ResponderEliminar