quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Precariacções 17


Aproveitaram o natal para se livrar de quem queriam


Como sabem, no último mês foram despedidas várias pessoas. O Precariações está solidário com todas elas e com todos os que ainda cá trabalham. 

Está solidário com as pessoas que foram despedidas porque entre elas não há critério em comum. Ora é porque não trabalharam no Natal, ora é porque são muito revoltados, ora é porque não atingiram os objectivos de satisfação do cliente, ora é porque não há sequer motivo. A maioria delas foi despedida depois do seu dia inteiro de trabalho, não mostrando respeito nenhum pela infelicidade que poderiam causar na pessoa; outras estavam a fazer horas extra para corresponder às exigências que este período pede, e nem assim foram poupados.

Está solidário com as pessoas que ainda cá trabalham porque continuam a sofrer pressões psicológicas. Viram colegas a ser despedidos e todos estão com medo de serem os próximos. O ambiente é, com certeza, de cortar à faca e não se enganem, é propositado: "não faltem, não se atrasem, façam horas extras, não reclamem muito, senão pode acontecer-vos o mesmo". 

A intimidação que foi feita no Natal é uma prova disso: pessoas que trabalharam no Natal foram despedidas e pessoas que faltaram nesse dia ainda cá continuam.

Outra intimidação que foi feita foi o boato de a IBM fechar portas caso não passe na auditoria recentemente realizada. O que está em causa, apenas, é o investimento financeiro nessa auditoria. E caso a IBM se consiga certificar como call-center de qualidade, seria mais que justo retribuir o esforço dos advisors, que é quem faz o trabalho, que é quem lida com os clientes que, por sua vez, avaliam a Apple. E para isso, nada mais que justo que subir o salário!


1 comentário: