quinta-feira, 28 de julho de 2011

Editorial PrecariAcções 2

Solução? Suspensão! 

O Governo PSD/CDS anunciou as primeiras medidas de “combate à crise”. Como era de esperar estas medidas vão de encontro aos anseios da burguesia internacional. Passos Coelho surge como um mero porta-voz do plano que a troika quer impor ao povo Português. O anúncio do corte de subsídio de Natal para todos os trabalhadores evidenciou que o programa do PSD/CDS em nada se diferencia da agenda neo-liberal que caracterizou o Governo Sócrates que levou o país à ruína. As políticas são as mesmas e a forma também. 

A difícil relação com a verdade também une Passos Coelho e Sócrates. Relembramos que poucos meses antes de Passos Coelho assumir a presidência do Governo, tinha dito, taxativamente, que não cortaria o subsídio de Natal, dizendo inclusive que era um “disparate”. Esta medida está englobada num plano de austeridade que irá aumentar os preços da electricidade, da água, do IVA, alterar o código laboral facilitando os despedimentos, reduzir o tempo (de 24 meses para 18) e o valor do subsídio de desemprego. Estas medidas, ao contrário do que nos dizem, não são para todos nem para salvar o País. Então vejamos: a redução da taxa social única irá permitir ao patronato descontar menos para a segurança social, deteriorando desta forma o que resta do estado social. 

A banca recebeu esta crise como uma bênção - em 2010 pagou menos 63% de IRC! Todas estas medidas são-nos impostas com a justificação da dívida. Mas afinal quem criou esta dívida? Foram os trabalhadores? Os reformados? Os desempregados? Não, quem criou esta dívida são os mesmos que estão a ganhar com o pagamento desta. A dívida deve-se fundamentalmente ao dinheiro que o estado “enterrou” nas parcerias público privadas, ao capital injectado na banca para salvar a gestão ruinosa destas instituições e às verbas pagas à segurança social para cobrir as dívidas do patronato.   Fartos de sacrifícios de uma dívida que não é nossa, exigimos a suspensão do pagamento!

2 comentários:

  1. Mais uma boa publicaçao! Concorco com tudo o q foi escrito. Realmente os premios deviam de fazer parte do salario. Quanto a hora de domingo ja anda um questionario a perguntar se queremos perdoar a hora e desconta-se essa hora do domingo ou se fica como uma hora para fazer assuntos relacionados com a qualidade. Ainda tinha mais duas opçoes mas penso q estas sao mm de rir!!! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal, agradecemos novamente o excelente feedback positivo que temos recebido!
    O pouco que muda tem sido bom, mas não pode ficar por aqui. A hora de Domingo tem de ser retirada do horário, sem ser retirada do salário! Não é culpa nossa que ao Domingo se trabalhem 7 horas, não têm o direito de nos meter mais 1 em cima depois!
    Para continuarmos a fazer frente a esta e outras situações é necessário que nos organizemos, este boletim é uma tentativa disso mesmo!
    Enviem-nos e-mail para: precariaccoesbraga@gmail.com (anónimato garantido) e juntos vamos conquistar aquilo a que temos direito!

    ResponderEliminar